29
ago

O PVC na Expo Revestir 2019

Além dos líderes nacionais do segmento soluções para construção, reforma, acabamentos e decoração, o Instituto Brasileiro do PVC e ASPEC-PVC participou da Expo Revestir 2019, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Você sabe o PVC é um plástico, que contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. Por isso, tem características únicas e é 100% reciclável. Não propaga chamas: é auto extinguível, bom isolante térmico, elétrico e acústico e está presente no seu dia a dia em áreas médicas, em fios e cabos, brinquedos, transporte, entre outros.

Cada vez mais, procurado para projetos de arquitetura, substitui materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. Sua vida útil em construções é superior a 50 anos.

O PVC é atóxico, inerte e seguro, leve (1,4 g/cm³), o que facilita seu manuseio e aplicação; resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; resistente à maioria dos reagentes químicos; sólido e resistente a choques; impermeável a gases e líquidos; resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia).

As entidades levaram ao público os resultados da Análise de Ecoeficiência de Janelas, realizada pela Fundação Espaço ECO para o Instituto Brasileiro do PVC, que comprovou que a janela de PVC branca é mais ecoeficiente que a janela branca de alumínio. O estudo levou em consideração quesitos como produção, montagem, instalação, uso (com ar condicionado), manutenção e destinação final das janelas brancas de PVC e alumínio, considerando variações térmicas diferentes, em cidades como São Paulo, Curitiba e Natal.

Como resultado constatou-se melhor desempenho da janela de PVC em 10 das 11 categorias analisadas em relação à janela de alumínio, especialmente quanto ao consumo de energia, consumo de recursos abióticos, potencial de toxicidade e potencial de risco.

“O Instituto Brasileiro do PVC acredita que o acesso da sociedade ao conhecimento técnico-científico é essencial para que produtos com melhor desempenho técnico e ambiental sejam usados em prol da preservação do meio ambiente e bem-estar da população. A parceria com a ASPEC-PVC reforça nosso trabalho de levar informação e diálogo às pessoas”, avalia Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.

(Fonte: IB PVC) Conheça mais em pvc.org.br